sexta-feira, julho 22, 2011

Inclusão digital a serviço da cidadania

”É que inclusão digital significa, antes de tudo, melhorar as condições de vida de uma determinada região ou comunidade com ajuda da tecnologia. A expressão nasceu do termo “digital divide”, que em inglês significa algo como “divisória digital”. Hoje, a depender do contexto, é comum ler expressões similares como democratização da informação, universalização da tecnologia e outras variantes parecidas e politicamente corretas.
Em termos concretos, incluir digitalmente não é apenas “alfabetizar” a pessoa em informática, mas também melhorar os quadros sociais a partir do manuseio dos computadores. Como fazer isso? Não apenas ensinando o bê–á–bá do informatiquês, mas mostrando como ela pode ganhar dinheiro e melhorar de vida”.
No encontro de monitores surgiu esta pergunta: Como ganhar dinheiro sem nenhum recurso financeiro? Acredito que as respostas existem porque houveram perguntas, e é daí que vão surgir as ações. Das idéias, das respostas que cada um de nós obtivermos.
É imprescindível que passemos essas perguntas e experiências para os nossos colegas, aqueles que diariamente frequentam o telecentro, pois são essas vidas que queremos resgatar de alguma forma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário